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04 dez

Barulho ao frear ? Saiba quais peças podem estar desgastadas

Você pode até perceber que há algo errado com o freio do seu carro. Ele faz barulho, trepida a cada pisada… Mas consegue identificar o problema? Sabe se o que o mecânico está fazendo está correto? Listamos aqui algumas dicas para ajudá-lo nisso.

Em primeiro lugar, é importante entender como o freio funciona:

 

O disco de freio gira junto com a roda, e as pastilhas ficam paradas dentro das pinças, fixadas na suspensão do carro.

Quando você pisa no freio, as pastilhas são pressionadas ao disco, segurando assim a rotação do disco e, consequentemente, da roda.

 

Agora, vamos aos problemas:

Ruído
É o sintoma mais comum, ocorre quando as pastilhas estão desgastadas, finas, mas também pode ocorrer quando as pastilhas são de má qualidade, muito duras. Além de gerar ruído, elas diminuirão a vida útil dos discos, provocando um desgaste prematuro.

Trepidação ao frear
Este sintoma ocorre geralmente quando os discos estão empenados. Eles empenam quando estão muito finos (desgastados) ou quando a matéria-prima de fabricação está em desacordo com sua especificação.

O problema aparece muitas vezes quando o disco está quente e recebe um respingo de água fria, seja de uma poça ou de um alagamento.

Nível do óleo de freio abaixou
Nos carros mais novos este é um sintoma de que as pastilhas estão desgastadas. Se o carro possui mais de 30 mil km, é importante checar se não há vazamento nos cilindros de freio das rodas traseiras.

Estalo ao pisar no freio
Este diagnóstico é mais difícil, pois envolve diversos problemas, mas vamos citar alguns, como falta de molas nas pastilhas, pinos das pinças de freio com folga, buchas das bandejas estouradas, buchas da barra estabilizadora, torre do amortecedor solta, entre outros.